Arquivo da categoria: eeepc

Mandriva – Da ISO pro Pendrive

A Mandriva criou e disponibilizou um ótimo utilitário chamado Mandriva Seed. Funciona a partir do Mandriva 2009.1.

Mandriva Seed Linux

Antes de começar!
> O Mandriva-Seed cria duas partições no pendrive, uma com o Mandriva, que o usuário não tem acesso, e outra partição de 1MB, com o nome de volume RESIZE ME, ou seja, tu pode aumentar ela para o tamanho que tu quiser. Caso queria todo o pendrive limpo, basta deletar as partições dentro dele.
> Se você quer ter dual boot com Windows e Mandriva, instale primeiro o Windows, depois o Mandriva. Pois o Windows simplismente apaga o gerenciador de boot do Mandriva, enquanto o Mandriva adiciona uma entrada pro Windows automaticamente.
> Caso você use o Windows Vista ou Windows 7, você verá uma mensagem dizendo no Mandriva Seedunable to find any removable device“, ou o Mandriva Seed não funcione, veja o final desse tutorial.

Gravando a ISO no pendrive. (Instruções para quem está no Linux)

  1. Baixe a última ISO do Mandriva. Caso tenha dificuldades em escolher a ISO mais adequada a você, de uma lida nos tutoriais Mandriva Linux – Qual ISO devo baixar? Descubra qual é a ISO mais indicada para você! e Diferenças entre o Mandriva Free, One, Dual, Powerpack e Flash.
  2. Abra uma janela de terminal, no KDE o konsole, no GNOME o gnome-terminal.
  3. Agora vamos baixar o Mandriva Seed. wget ftp://ftp.free.fr/mirrors/ftp.mandriva.com/MandrivaLinux/official/iso/2009.1/mandriva-seed.sh
  4. Ele deve ser rodado pelo usuário root, então digite su e em seguida tecle enter e digite a senha de seu usuário root.
  5. Plugue o pendrive.
  6. Agora tudo está pronto para rodar o Mandriva Seed, basta dar o comando sh mandriva-seed.sh que ele vai abrir.
  7. No Mandriva Seed selecione a ISO e clique em criar LiveUSB.
  8. Em Target Device, selecione o seu pendrive, ele já deve estar pré selecionado, então, clique em Create Live USB e deixe a mágica acontecer!
  9. Agora falta configurar sua BIOS para inciar pelo pendrive, isso varia de placa mãe para placa mãe, de uma lida no manual, se não achar/souber como faz, pode perguntar aqui.

Gravando a ISO no pendrive. (Instruções para quem está no Windows NT, 2000, XP, 2003 ou 2003 R2)

  1. Baixe a última ISO do Mandriva. Caso tenha dificuldades em escolher a ISO mais adequada a você, de uma lida nos tutoriais Mandriva Linux – Qual ISO devo baixar? Descubra qual é a ISO mais indicada para você! e Diferenças entre o Mandriva Free, One, Dual, Powerpack e Flash.
  2. Clique neste link com o botão direito do mouse e escolha a opção abrir, o Mandriva Seed vem compactado em formato .zip, então o extraia para seu computador.
  3. Você deve rodar o Mandriva Seed com poderes administrativos, então se não estiver “logado” como administrador, efetue “log out” e “log-se” como Administrador ou outro usuário com poderes administrativos.
  4. Plugue o pendrive.
  5. Agora tudo está pronto para rodar o Mandriva Seed, basta localizar o Mandriva Seed que você extraiu e dar dois cliques nele que ele vai abrir.
  6. No Mandriva Seed selecione a ISO e clique em criar LiveUSB.
  7. Em Target Device, selecione o seu pendrive, ele já deve estar pré selecionado, então, clique em Create Live USB e deixe a mágica acontecer!
  8. Agora falta configurar sua BIOS para inciar pelo pendrive, isso varia de placa mãe para placa mãe, de uma lida no manual, se não achar/souber como faz, pode perguntar aqui.

Gravando a ISO no pendrive. (Caso o use o Windows Vista, 2008, Seven ou 2008 R2)

  1. Baixe a última ISO do Mandriva e a salve em C:\. Caso tenha dificuldades em escolher a ISO mais adequada a você, de uma lida nos tutoriais Mandriva Linux – Qual ISO devo baixar? Descubra qual é a ISO mais indicada para você! e Diferenças entre o Mandriva Free, One, Dual, Powerpack e Flash.
  2. Clique neste link com o botão direito do mouse e escolha a opção abrir, esse é um utilitário que serve para clonar, fazer cópias bit a bit de arquivos, vem compactado em formato .zip. Extraia para o C:\
  3. Você deve rodar o utilitário com poderes administrativos, então se não estiver “logado” como administrador, efetue “log out” e “log-se” como Administrador ou outro usuário com poderes administrativos.
  4. Abra uma janela de prompt de comando, o cmd.
  5. Agora nessa janela de terminal, “entre” no C:\ com o comando cd C:\
  6. Plugue o pendrive.
  7. Preste muita atenção a letra que o Windows vai usar para identificar o pendrive, vou chamar ele aqui de Y:, mas você deve conferir em Computador a letra correta, pode ser que seja E: ou F:. tenha certeza da letra que escolher, caso contrário, seus arquivos poderão ser apagados de forma irrecuperável.
  8. Finalmente vamos gravar a ISO no pendrive. Digite o comando a seguir, mudando a letra y: para a letra referente ao seu pendrive. dd.exe if=c:\nome do arquivo iso que voce baixo.iso of=\\.\y:
  9. Aguarde o dd terminar, isso pode demorar até 30 minutos dependendo da ISO escolhida e da velocidade de seu pendrive.
  10. Agora falta configurar sua BIOS para inciar pelo pendrive, isso varia de placa mãe para placa mãe, de uma lida no manual, se não achar/souber como faz, pode perguntar aqui.

Asus revela S101, a versão requintada do Eee PC

Asus revela S101, a versão requintada do Eee PC

O notebook S101 da Asus está ganhando atenção da mídia ultimamente, sendo uma nova categoria de notebooks que a empresa está entrando agora, o mesmo do MacBook Air, da Apple: computadores requintados.

O sistema de 10 polegadas rodará um processador Intel Atom de 1.6 GHz assim como os outros netbooks da Asus, contudo, não terá o mesmo ‘slogan’ de simplicidade do Eee PC, devido ao seu alto preço e design mais exótico: acabamento brilhante do tipo “piano-gloss” e carcaça com espessura entre 0,63 e 0,83 polegadas, o mesmo que 1,6 e 2,1 centímetros, respectivamente, mais fino que o Eee.

Com uma influência clara do notebook da Apple, o S101 também terá um de seus pontos principais grande capacidade de armazenamento em discos SSD, justificando novamente o alto preço. A versão de 32 GB custará, nos EUA, 699 dólares, enquanto a versão de 64 GB custará 899 dólares. As vendas se iniciarão em meados de setembro em Taiwan e provavelmente na América do Norte. Não foi feita menção alguma com relação à inclusão de Linux ou Windows nas máquinas.

imgAo topo, o Eee PC convencional, e o S101 abaixo

Fonte:

http://www.electronista.com/articles/08/08/07/asus.s101.details/

Retirado do site Guia do Hardware

Asustek oferecerá nova versão do laptop Eee PC com 3G integrado

Londres – Ultraportáteis começam a chegar à Europa no início de setembro. Contratos de serviços 3G podem baratear as máquinas.

A Asustek irá oferecer a versão do minilaptop do PC Eee com 3G integrado para competir com a concorrência, disse um representante da companhia nesta sexta-feira (04/07).

Os dispositivos podem começar a ser vendidos no início de setembro na Europa. Algumas companhias de Taiwan estão planejando adicionar o 3G nos seus laptops e uma delas já tem pelo menos um modelo compatível.

A Elitegroup Computer Systems (ECS) já contratou o serviço de fornecimento wireless na Europa para distribuí-lo no minilaptop G10IL, que deve ser oferecido nas lojas em setembro ou outubro.

Os dispositivos acompanham 3G integrado para HSDPA e HSUPA (High Speed Downlink/Uplink Packet Access). Os atuais proprietários de minilaptops podem se dirigir aos fornecedores e retirar cartões 3G, junto com o plano wireless, para utilizar as redes a qualquer momento.

Leia a continuação no IDG Now!

Fotos do meu Asus EeePC

Ola todos, já faz +- duas semanas que tenho meu pequeno notável Asus EeePC, no decorrer dessa semana fui tirando fotos dele, e hoje decidi compartilhar meu Eee aqui com vocês.

Megaf EeePC
Megaf EeePC
Megaf EeePC
Megaf EeePC
Megaf EeePC
Asus EeePC Mandriva Linux One 2008.1 Spring
KDE 3 - Mandriva One 2008 on Asus EeePC - Metisse
Compiz-Fusion - KDE 3 - Mandriva 2008.1 0 Asus EeePC
KDE 3 - Mandriva One 2008 on Asus EeePC - Metisse

Especificações:
Tela de 7 polegadas, Processador Intel Celeron de 900Mhz, SDD de 4Gb, 512Mb DDR2, VGA Intel GMA 915.
Linux InSide 🙂

Ativando o modo Full Desktop no Asus EeePC

Neste mini how-to vou ensinar como ativar o modo Full Desktop no Asus EeePC.
O Eee vem com a distribuição Linux XandrOS customizada e com um WM simples, orientado por abas e baseado no IcwM.
Apesar desse WM padrão dele ser extremamente fácil e intuitivo, ele se mostra muito limitado pra nós, então, vamos ativar o Full Desktop que é um Desktop KDE normal, onde se revela todos os programas que vem no Eee instalados.
É algo extremamente simples, basta seguir os passos abaixo.
-|- Abra um terminal.
Aperte ctrl + alt + t ao mesmo tempo.
-|- Atualize o banco de pacotes do apt-get.
# sudo apt-get update
-|- Instale os pacotes kicker e ksmserver.
# sudo apt-get install kicker ksmserver
-|- Espere a instalação ser concluida, após isso aperte o botão power e escolha o modo Full Desktop.
Isso fará o Eee reiniciar no KDE.
Enjoy 😉